Cheias de defeitos e assimetrias. Marcas dos dedos, das ferramentas, das bolhas de ar que emergem, ou mesmo, de uma pedrinha que explodiu. Vestígios que surgem entre o fazer, o secar, o queimar, o esmaltar, o queimar de novo. Abrir o forno, é sempre uma surpresa! A argila, para virar cerâmica, exige que sejam cumpridas suas regras e tempo. No meio de tanta rigidez os acidentes estão sempre prestes a acontecer. Aqui cada objeto de cerâmica nasce de pesquisas conceituais e práticas. São utilizados diferentes tipos de argilas, esmaltes e técnicas. As queimas são realizadas em baixa temperatura, até 980 graus, e em alta, acima de 1200 graus celsius. A variação de calor no forno traz efeitos como, a mudanças nas cores, e quanto mais sobe, maior é o encolhimento, a rigidez e a resistência. Algumas peças passam por mais de uma queima para se obter o vidrado desejado.
Adriane Kirst
Artista multimídia, doutora e mestre em Artes Visuais pelo Centro de Artes (Universidade do Estado de Santa Catarina). Fez curso de Curadoria na Central Saint Martin (University Arts London). Possui graduação em Artes Plásticas (Escultura e Cerâmica) e Artes Visuais (Licenciatura) também no CEART-UDESC. Participou de diversas exposições, individuais e coletivas. Desenvolve, desde o início do ano 2000, projetos na intercessão entre diferentes áreas e materiais, intentando relações com o outro por meio da arte.
Instagram: @adrianekirst, @adrianekirst_arte
Email: adrianekirst@gmail.com
Currículo
Formação
2017 - Doutorado em Artes Visuais
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Florianópolis, Brasil.
2010 - Mestrado em Artes Visuais
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Florianópolis, Brasil.
2009 - Graduação em Licenciatura em Educação Artística
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Florianópolis, Brasil.
2002 - Graduação em Bacharelado em Artes Plásticas
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Florianópolis, Brasil.
Formação Complementar
2013 - Introduction to Infographics and Data Visualization
Knight Center for Journalism in the Americas, KCJA, Estados Unidos.
2006 - Curso de curta duração em Introduction to Curating
Central Saint Martins College of Art & Design, CSMCAD, Grã-Bretanha.
Exposições
2021 - Cada Objeto
Local: Lado B Design. Florianópolis.
2019 - A tecnologia que no Ode, (Individual)
Local: O Sítio. Florianópolis.
2018 - Lentes para dias difíceis
Local: Projeto Armazém, Museu de Arte de Santa Catarina. Florianópolis.
2018 - Guia de relações para distraídos
Local: Coletivo Elza. Florianópolis
2018 - No oceano de sentidos (Projeto Coletivo)
Local: O Sítio. Florianópolis.
2016 - Do You Buy It?
Local: Projeto Armazém, O Sítio. Florianópolis.
2016 - Exposição Arte como Experiência
Local Apotheke, UnoChapecó. Chapecó.
2016 - O Amor em Florianópolis
Local: Projeto Armazém, O Sítio. Florianópolis.
2016 - O Humor do Amor
Local: Projeto Armazém, O Sítio. Florianópolis.
2015 - Kommer: Joseph Beuys
Local: Museu da Escola Catarinense. Florianópolis.
2014 - Procura-se encontro estável
Local Anecoica, Florianópolis.
2014 - ¿Hay en Portugués?, número três (Projeto Coletivo)
Local: São Paulo.
2013 - Do you by it?
Local : Marmitex, Contaminada. Florianópolis.
2013 - Favor Tocar
Local: Galeria Municipal de Artes Pedro Paulo Vecchetti. Florianópolis.
2013 - Oferta e Demanda
Local: Relevo Móvel. Florianópolis.
2013 - Projeto Infográfico, O amor em Florianópolis
Local: Mercado Público. Florianópolis.
2012 - Sem título
Local: Ponto Gráfico Ateliê. São Paulo.
2011 - Favor Tocar (Individual)
Local: Galeria Municipal Martinho de Haro. Florianópolis.
2002 - Sem título
Local: Galeria de Artes da UFSC. Florianópolis.
2002 - Juízo
Local: Galeria de Artes da UFSC. Florianópolis.
2002 - Sem título
Local: Salão Paranaense de Cerâmica, Museu Alfredo Andersen. Curitiba.
2002 - Sem título
Local: Salão Paranaense de Cerâmica, Museu Alfredo Andersen. Curitiba.
2002 - Sem título
Local: Espaço Lindolf Bell, Centro Integrado de Cultura. Florianópolis.